O especialista em SEO é um tipo de profissional de fundamental importância para todos os tipos de projetos online.
Afinal de contas, ele é o responsável em planejar, aplicar e acompanhar todas as estratégias que serão capazes de levar um site a posicionar melhor dentro dos mecanismos de busca.
Dessa forma, acaba trazendo cada vez mais acessos orgânicos para as marcas, algo que irá beneficiar em uma série de situações.
O especialista em SEO tem uma rotina um tanto familiar com aqueles que já atuam como freelancer, mas a sua alta demanda e relevância no mercado faz com que esse seja um ótimo campo de atuação.
Afinal de contas, a cada dia que passa, as empresas estão em busca de fazer com que os seus negócios possam ter um destaque digital, conquistando cada vez mais visibilidade na internet.
Mas, para que isso seja possível, é vital aplicar algumas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), algo que um especialista em SEO domina.
Certo, mas como exatamente um especialista em SEO trabalha? Quais são as ferramentas que ele precisa conhecer?
Se você pretende se tornar um, ou está querendo contratar um profissional para o seu projeto, entender sobre esse assunto é bem pertinente.
Por isso, no artigo de hoje, iremos falar tudo o que você precisa saber a respeito do especialista em SEO. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.
O que é especialista em SEO e com o que esse profissional trabalha?
Os especialistas em SEO podem ser de grande importância para fazer com que o seu projeto em âmbito digital conquiste o devido sucesso.
No entanto, para entender como isso acontece, é importante se situar a respeito da atuação do profissional dentro do universo do marketing digital.
Mesmo porque, quanto maior a familiaridade com essa área, mais fácil será de entender se essa é a carreira que pretende seguir nos próximos anos.
Por isso, a fim de facilitar ainda mais essa tarefa, abaixo iremos mostrar como é a atuação do especialista em SEO.
SEO
Não há como negar que o SEO pode fazer com que o Google comece a considerar um site com maior relevância, fazendo com que ele posicione melhor nas SERPs.
Ao fazer uma pesquisa em algum dos mecanismos de pesquisa, a depender do quão otimizado está o seu site e conteúdo, o Google pode lhe colocar nas melhores posições.
Isso quer dizer que, para que um site possa aparecer bem posicionado, ele precisa ter algumas técnicas bem aplicadas.
E é o especialista em SEO que procura adequar tudo isso. Por isso, ele deve entender sobre as estratégias de marketing que são capazes de deixar uma página mais bem otimizada.
Por consequência, isso irá gerar melhor tráfego orgânico. Então, pode-se dizer que o especialista em SEO faz muito mais do que apenas acompanhar as atualizações do Google.
Ele também deve entender a maneira com que o SEO se relaciona com os objetivos que uma determinada empresa quer alcançar.
A partir disso, deve-se criar estratégias que se alinham às características da persona, bem como definir e dominar as ferramentas que ajudam nessa função.
Marketing de conteúdo
Não há como falar de SEO sem citar o marketing de conteúdo, haja vista que eles andam um ao lado do outro.
Isso porque, se o intuito de uma empresa ou projeto é se tornar mais conhecida, uma das melhores formas de fazer isso é através de conteúdos que sejam de alta qualidade.
O marketing de conteúdo procura focar no engajamento do público, bem como o crescimento da rede de clientes de uma determinada empresa.
Quando se tem um conteúdo valioso, os clientes irão chegar até a sua empresa e, com base no que recebem, podem definir se a sua empresa é ou não uma autoridade no assunto.
É por essa razão que todo especialista em SEO tem por objetivo entregar aos seus usuários o melhor conteúdo possível de um determinado nicho.
Entregando exatamente aquilo que o usuário deseja, otimizado para SEO, as chances de posicionar na primeira página são muito maiores.
Por consequência, a sua empresa se torna mais reconhecida e vista como uma autoridade e referência.
Inbound marketing
O marketing de atração (Inbound marketing), como também pode ser chamado, pode fazer uma grande diferença nas estratégias de uma empresa.
Afinal de contas, toma como base o fato de fazer com que o cliente vá atrás da empresa, e não o contrário.
Sendo assim, trata-se de uma técnica que vai na contramão das técnicas mais ortodoxas de marketing, que é quando a própria empresa procura o cliente.
Dentro desse contexto, o marketing de conteúdo se apresenta como sendo um grande pilar, haja vista que a produção de conteúdos de qualidade fazem com que o cliente procure a empresa.
Então, sabendo que há várias marcas que disputam a atenção do mesmo usuário dentro das SERPs, a verdade é que os que investem melhor em SEO são os que mais recebem atenção.
Onde estudar para se tornar especialista em SEO?
Para poder se tornar um especialista em SEO, é preciso ter certas capacidades, até mesmo para que você possa garantir bons resultados aos seus clientes.
O trabalho de SEO deve ser consistente, uma vez que é um tipo de estratégia a longo prazo. Por isso, ter uma boa base é excelente, até para saber como e por onde começar.
Tendo isso em mente, abaixo iremos mostrar alguns locais para estudar e se tornar um especialista em SEO.
Curso de SEO da Rock University
A Rock Content é uma grande referência quando se fala de SEO. Por isso, uma das formas de aprender mais sobre esse universo é através do curso premium de SEO da Rock University.
Todo o custo é ministrado por Renato Mesquita, o gerente da equipe de marketing da empresa. O melhor de tudo é que esse curso dá o direito a um certificado de especialista em SEO.
Trata-se de um curso que é capaz de dar uma boa visão a respeito de vários assuntos pertinentes à profissão, tais como:
- Marketing de conteúdo;
- Inbound marketing;
- Branding etc.
SEO Training Course
A Hubspot Academy é outro grande exemplo quando o assunto é ensino online de qualidade. Por meio desse curso, você vai aprender um pouco mais sobre os resultados de pesquisa do Google.
O curso “SEO Training Course: Learn How to Achieve Sustainable Organic Traffic Growth”, possui 15 vídeos, 3 lições e duas seções de perguntas.
O curso todo tem duração de mais ou menos 1 hora, o que torna uma opção rápida e eficiente para melhorar as suas estratégias de SEO.
Google Analytics Academy
Não há como deixar de falar da certificação do próprio Google, não é verdade? Além do Google Analytics, a ferramenta dispõe de outros mecanismos para ajudar os seus usuários.
O maior mecanismo de buscas do mundo ainda é capaz de oferecer excelentes certificações, onde detalha todo o funcionamento da sua ferramenta.
Os seus cursos falam sobre aspectos importantes de SEO, e-commerce e, claro, como as ferramentas do Google podem auxiliar nesse processo.
E o melhor de tudo é pelo fato de que o Google Analytics Academy é completamente gratuito!
Quais ferramentas um especialista em SEO deve dominar?
Além de saber onde fazer cursos para se tornar um especialista em SEO, também é importante ter noção sobre as melhores ferramentas que podem auxiliar nesse processo.
A verdade é que, a cada dia que passa, o algoritmo do Google se mostra mais sofisticado, uma vez que busca entregar aos seus usuários conteúdos que de fato sejam relevantes.
Então, para trabalhar a favor desse algoritmo, há algumas coisas que você deve levar em consideração. E, para facilitar, existem diversas ferramentas para dar o devido apoio ao profissional.
Dentre as ferramentas que um especialista em SEO precisa dominar, podemos citar as seguintes:
Pesquisa de palavra-chave
Para garantir tráfego e conversões, é vital que o especialista em SEO faça uma excelente curadoria de palavras-chaves.
Afinal de contas, é nisso que se baseiam os resultados da SERP. Por isso, o profissional deve saber fazer análises sobre a concorrência de keywords específicas, sugerir termos relacionados e ainda informar a relevância de cada um.
A princípio, o ideal é que você teste algumas ferramentas que possam lhe ajudar nisso, a fim de optar por aquela que você mais tem familiaridade.
Mas, em relação às ferramentas de palavra-chave mais famosas e eficientes, citamos as seguintes:
- Keyword Planner: trata-se de uma ferramenta gratuita do Google, sendo também uma das mais completas nesse segmento. O grande diferencial é o fato de ser possível identificar palavras-chaves concorridas em mídia paga;
- Ubersuggest: ferramenta do Neil Patel, um dos grandes nomes do marketing digital em todo mundo. O seu diferencial é o fato de ter um visual mais limpo e com funções bem intuitivas;
- SEMRush: é uma ferramenta bem completa, onde é possível visualizar volume de busca, CPC, backlinks, termos relacionados etc.
Todas essas ferramentas são excelentes para quem quer se tornar especialista em SEO, por isso, não há nada que o impeça de usar todas elas em consonância.
Análise do cliente e da concorrência
Outro grande cuidado que um bom especialista em SEO deve ter é a respeito da análise da concorrência, até mesmo para saber como superá-los, saber onde comprar backlinks de qualidade de agências entre outros.
É esse tipo de análise que irá permitir fazer alguns comparativos e, a partir de então, entender como os conteúdos dos seus clientes podem se tornar mais atrativos na SERP.
Nesse caso, as marcas concorrentes são aquelas que disputam nas mesmas palavras-chaves ou em termos semelhantes.
Além disso, quando se tem uma ferramenta própria para fazer essa análise, também é possível notar quais aspectos de SEO que as páginas do seu cliente podem melhorar.
Certo, mas quais são as melhores ferramentas para fazer análise do cliente e da concorrência? Dentre os mais conhecidos, citamos os seguintes:
- Google Analytics: trata-se de uma ferramenta indispensável para todos aqueles que irão trabalhar com SEO. É gratuito e oferece relatórios sobre sites e blogs com dados mais detalhados e de alta qualidade;
- Google Search Console: também é uma ferramenta gratuita, mas que se foca na otimização de sites e blogs. Esse ferramenta oferece informações como cliques, linkagem interna e média de posicionamento;
- MozBar: é uma extensão para o Google Chrome, a qual permite avaliar métricas importantes de todas as páginas que aparecem nas SERPs.
Além dessas ferramentas, há várias outras que podem ser tão pertinentes quanto. Por isso, a dica é procurar por aquelas que, de alguma forma, possam agregar ainda mais no seu trabalho.
Tendências de conteúdos
Você sabia que há formas bem práticas de acompanhar todas as tendências que surgem na internet? Para quem é especialista em SEO, isso é importante.
Afinal de contas, é dessa forma que você pode enxergar oportunidades para criar conteúdos relevantes e pertinentes em sites de clientes.
Dessa forma, torna-se possível encontrar temas que de fato tenham o poder de engajar personas, além de responder suas dúvidas.
Agora, em relação às principais ferramentas que você pode usar, citamos:
- Google Trends: é uma ferramenta gratuita onde é possível averiguar gráficos, notícias e relatórios que se relacionam às palavras-chaves que você definiu;
- Google Alerts: outra ferramenta gratuita, a qual lhe permite ficar atento aos conteúdos que são publicados na internet, a partir de palavras-chaves que você define;
- Buzz sumo: é um programa gratuito onde se torna possível rastrear marcas e identificar os conteúdos que mais possuem compartilhamentos para determinadas palavras-chaves.
Todas essas ferramentas são excelentes para que seja possível acompanhar as tendências de conteúdos recentes.
Nesse caso, a dica é você aproveitar e fazer algumas análises no momento em que for buscar termos que se relacionem às suas palavras-chaves, para ver como ela pode performar ou se é relevante.
Caso note que há termos com volume de busca interessante para um determinado nicho, então pode se tratar de uma excelente ideia apostar nelas.
Onde trabalhar sendo especialista em SEO?
Como não é um trabalho formal, é normal que muitas pessoas fiquem na dúvida sobre onde trabalhar sendo especialista em SEO.
Mas a verdade é que, de uns anos para cá, a demanda por profissionais que dominam essas estratégias têm feito com que seja cada vez mais fácil encontrar oportunidades.
Abaixo, iremos mostrar algumas plataformas que são bem conhecidas nesse segmento:
99Freelas
Trata-se de uma plataforma onde as empresas fazem pedidos de trabalhos de acordo com a sua necessidade.
No entanto, as empresas podem solicitar trabalhos segundo o perfil do profissional. Por isso, a dica é criar um bom currículo e portfólio.
Além disso, há uma versão paga, onde você pode conseguir ainda mais visibilidade e conseguir cada vez mais oportunidades.
Contentools
Esse é um outro site em que você pode encontrar vagas para especialistas de SEO, haja vista que reúne profissionais que atuam como freelancers, tais como:
- Videomakers;
- Redatores;
- Editores;
- Tradutores etc.