Se você acabou de colocar um site no ar, deve estar se perguntando Google Sandbox o que é, não é mesmo?
É um tipo de “quarentena” que um site novo é colocado, para que o Google avalie se ele é ou não válido.
Isso ocorre principalmente em sites novos que se posicionam muito rapidamente nos resultados de pesquisa.
Segundo especialistas, Google Sandbox é um suposto filtro que permite evitar que novos sites apareçam nos resultados de pesquisa em pouco tempo e com palavras-chave importantes. Seu objetivo é excluir as páginas de spam das SERP.
Google Sandbox o que é?
Você notou que após o lançamento e o registro do seu domínio e do seu site no Google, seu conteúdo não apareceu nas páginas de resultados de pesquisa, e achou que poderia estar havendo um erro?
Isso é o que acontece com a maioria dos sites iniciantes ou domínios novamente registrados.
Na verdade, após ter registrado seu domínio no Google, o algoritmo do Google coloca você em um “banco de areia” para que possa conhecer seu conteúdo.
- Quanto ao Google Sandbox, e embora o próprio Google nunca tenha confirmado essa ferramenta, muitos especialistas em SEO sabem que um novo domínio permanecerá no Sandbox de 1 a 3 meses (ou mais), conforme o tipo e a qualidade de conteúdo gerado pelo site.
Esse conceito foi introduzido em 2004 com motivo de impedir o aumento de sites de spam, principalmente por não estarem de acordo com as regras do Google.
Para impedir tais sites, o Google não os classifica inicialmente a fim de acompanhar suas atividades mais de perto.
Para que serve o Google Sandbox?
Google Sandbox serve de alguma maneira para proteger os sites antigos, e como dito acima, foi implementado pelo Google para evitar que novos sites sejam melhores posicionados que os antigos.
Em todo caso, são sobretudo os sites novos otimizados para palavras-chave altamente competitivas que são os mais afetados pelo efeito Sandbox, assim como aqueles que acumularam rapidamente diversos backlinks grátis.
Se seu site sofreu uma penalidade Sandbox e você quer continuar a ter tráfego, veja aqui algumas dicas eficazes:
- Explore palavras-chave menos populares e de cauda longa;
- Esforce-se para ficar bem posicionado em outros mecanismos de pesquisa;
- Melhore seu conteúdo assim como a gestão de links internos e externos;
- Use as mídias sociais.
Como evitar o efeito Sandbox?
Para não correr o risco de ser penalizado pelo Google Sandbox, confira algumas recomendações que podem ser úteis:
- É preferível optar por um nome de domínio antigo;
- Antes de lançar seu site, melhor lançar o nome de domínio e simplesmente colocar “site em construção”;
- Obter backlinks de maneira natural;
- Certifique-se de ter backlinks de qualidade, verificando a autoridade de um site;
- Utilize âncoras de links variados;
- Reduza a troca de links;
- Garanta que está oferecendo um conteúdo único e de qualidade.
Vale lembrar que o tempo que seu site pode ficar sob o efeito Sandbox depende da competitividade da palavra-chave do seu site.
A boa notícia é que existem ótimas maneiras de obter uma boa nota ao sair do Sandbox.
O que fazer quando um site está no Sandbox?
Se seu site estiver no Google Sandbox, recomenda-se produzir novo conteúdo e comprar backlinks de qualidade apontando para seu site.
É o um dos melhores momentos para obter novos backlinks, de preferência com palavras-chave fortes.
Procure criar conteúdo com palavras-chave pertinentes e certifique-se que o título da página seja o mesmo da palavra-chave escolhida.
Além disso, utilize links internos para estabelecer ligações entre eles.
Conclusão
Sabendo agora Google Sandbox o que é, talvez possa parecer um pouco complicado, e realmente para quem não conhece, é uma tarefa difícil.
Por isso, se você está lançando um site, o melhor é deixar nas mãos de especialistas, porque assim você corre muito menos risco de ficar no “banco de areia”.
A equipe QMIX está à sua disposição para tirar qualquer dúvida e otimizar seu site nos mecanismos de pesquisa!
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