Você sabe o que é SEO e para o que ele serve? A verdade é que, se você tem algum projeto online, com certeza já deve ter ouvido falar nesse conceito.
Afinal de contas, hoje em dia, praticamente nenhum projeto consegue obter sucesso sem aplicar algumas técnicas de SEO.
Em vista disso, tem sido cada vez mais necessário saber o que é SEO e para que serve.
Apenas para você ter uma ideia, todos os meses, são feitas mais de 100 bilhões de pesquisas apenas no Google.
E isso só mostra o quanto um bom posicionamento nos mecanismos de busca é vital para garantir ou o sucesso ou o fracasso do seu projeto.
Certo, mas como ranquear bem em todos os resultados de pesquisa? Como trabalhar a favor do algoritmo do Google?
É justamente dentro desse contexto que é fundamental entender o que é SEO e para que serve.
O que é SEO?
Ao longo do dia, é totalmente comum que surjam algumas dúvidas na nossa mente, certo? Nesses casos, a grande maioria das pessoas logo faz uma rápida pesquisa no Google.
E a mesma coisa vale para milhões de outras pessoas em todo o restante do mundo.
No entanto, o intuito dessas pesquisas, às vezes, possuem uma motivação mais profunda.
Há momentos em que a pesquisa é motivada para encontrar produtos e serviços. Ou seja, isso faz do Google uma mina de ouro para as empresas.
No entanto, para que a sua marca possa tomar vantagem disso, ela precisa conquistar a atenção de seus usuários.
E, sabendo que os usuários dão mais atenção às marcas que posicionam nas primeiras posições, a sua empresa precisa aparecer na primeira página de resultados.
O SEO é justamente uma das maneiras mais eficazes de fazer com que a sua marca ocupe essa posição.
Isso quer dizer que o SEO nada mais é que um conjunto de técnicas onde o intuito é posicionar uma ou mais página entre os melhores resultados dos mecanismos de busca.
O SEO visa fazer melhorias em um conteúdo da sua página, a fim de que o Google possa encontrar com mais facilidade e o considere de maior relevância.
Inclusive, é dentro desse entendimento que existe o marketing de conteúdo, onde o intuito é tornar as suas páginas ainda mais relevantes para o usuário.
Resumindo: através de técnicas de SEO, torna-se possível otimizar o seu site ou conteúdo, a fim de que ele possa ultrapassar outros que estejam na primeira página do Google.
O que é SEO on page?
Para saber o que é SEO, você também precisa entender um pouco sobre as modalidades que existem.
No caso do SEO on page, por exemplo, ele se refere a todas as otimizações que são feitas em seu site.
E isso inclui uma série de fatores, desde questões que se relacionam à tecnologia quanto à velocidade do site, responsividade e alguns conceitos ligados ao seu conteúdo, tais como:
- Meta dados;
- Parágrafos da página;
- URLs;
- Densidade de palavras-chaves etc.
No geral, o SEO on page se preocupa com tudo aquilo que se refere ao “interior” da sua página, levando em consideração os fatores de ranqueamento.
É necessário ficar atento a esse tipo de otimização e demais indicadores, tais como o tempo de permanência, taxa de rejeição e quantidade de páginas visitadas.
Isto é, as pessoas que visitam o seu site, de certa forma, mostram ao Google se um determinado site merece ou não estar em destaque nos motores de busca.
Sendo assim, a partir do momento que você começa a planejar uma pauta, deve-se pensar não apenas em agradar os robôs do Google, mas sim levar em consideração a experiência do usuário.
SEO off page
Já no caso do SEO off page, ele se refere a todas as estratégias que são feitas para a sua página, mas por meio de outros sites.
Ou seja, é quando outros sites apontam para o seu site, uma estratégia muito conhecida por “link building”.
Essa é uma excelente maneira de fazer com que o Google possa entender melhor qual é a relevância do seu site em comparação com outros da rede.
No entanto, é preciso ter em mente que o Google é capaz de atribuir pesos distintos para cada link que o seu site recebe.
Isso quer dizer que não basta apenas receber a maior quantidade de links. É preciso levar em consideração a qualidade de cada um deles.
Sendo assim, ainda que você tenha de investir em otimizações de SEO on page, é preciso levar em conta os sites que de fato serão capazes de melhorar as suas métricas.
É dessa forma que você terá a certeza de que o seu conteúdo está caminhando rumo ao sucesso.
Para que serve o SEO?
Em suma, as boas estratégias de SEO podem ajudar a fazer com que sites de marcas, empresas, negócios, e-commerce etc. possam performar no topo das buscas.
Dessa forma, torna-se possível conseguir cada vez mais tráfego de usuários, algo que irá aumentar a autoridade da sua marca, conquistando mais conversões.
É por meio dessa técnicas de SEO que o seu website irá se tornar mais “amigável”, por assim dizer, aos buscadores.
Mesmo porque, dessa forma, ele passa a ser mais relevante para determinados termos.
Por consequência, plataformas como o Google irão priorizar o seu endereço, fazendo com que o seu site permaneça nas primeiras colocações.
O melhor de tudo é que esses resultados são todos orgânicos, e não por links patrocinados. Ou seja, não há necessidade de investir em mídia paga.
Mas, para ter a certeza de conseguir resultados satisfatórios com o SEO, é vital colocar em prática uma série de estratégias, além de acompanhar os resultados e fazer as devidas adequações, sempre que for necessário.
É verdade que esse é um trabalho que exige bastante cuidado e atenção aos detalhes, e é por esse motivo que você pode contratar uma agência de SEO para auxiliar nesses casos.
A QMix é uma empresa de SEO e tráfego pago muito bem qualificada para fazer esses trabalhos e garantir melhores resultados para a sua empresa.
O que é o índice de qualidade?
A internet possui vários sites, blogs e diversas outras páginas com conteúdos diversos e, por essa razão, existe o chamado “índice de qualidade”.
Para que seja possível organizar melhor o ranqueamento, o Google faz alguns cálculos em cada página, onde ele atribui uma nota de 1 a 10.
Esse processo tem por intuito mostrar o índice de Qualidade (IQ) de cada página, o qual contribui para o posicionamento da página.
Por mais que o Google não divulgue exatamente os algoritmos que usa para essa análise, há sim alguns fatores essenciais para o posicionamento do seu site.
Quais fatores determinam o posicionamento?
Agora que você já sabe o que é SEO e para que serve, também é importante saber o que determina o posicionamento de uma página.
Não basta apenas fazer uma pesquisa de palavras-chave mais contextuais para o seu nicho. Há várias outras coisas das quais você precisa considerar.
É claro que também não existe uma fórmula mágica pronta de como conseguir conquistar melhores posições, mas há sim técnicas que auxiliam no crescimento, ainda que gradativo.
Para fazer com que esse processo se torne ainda mais efetivo, é possível obter ajuda de algumas ferramentas de SEO que mensuram dados importantes para o ranqueamento, como o volume de buscas de algum termo.
Então, dentre alguns dos principais fatores que podem contribuir para o posicionamento do seu site, citamos os seguintes:
1 – Conteúdo original e de relevância
Hoje em dia, a internet está com diversos conteúdos, mas nem todos eles são de fato originais e relevantes.
Por isso, um dos fatores mais importantes para garantir a melhor posição é produzir conteúdos que tenham alta qualidade, sem qualquer cópia de outras páginas.
Então, foque em produzir conteúdos que de fato irão ser úteis e agregar algum conhecimento na vida do usuário.
2 – Autoridade do domínio
O seu site é autoridade em determinado nicho? Saiba que esse é um outro requisito importante para melhorar o seu ranqueamento.
O domínio de um site nada mais é do que o endereço que aparece bem na barra superior do navegador.
3 – Performance da página
A maneira com que uma página performa dentro do mecanismo de busca também conta para melhorar ou piorar o seu ranking nas SERPs.
Sendo assim, você ainda precisa se preocupar com a velocidade de carregamento do site, navegação, usabilidade e vários outros fatores.
Se uma página é lenta, não responsiva e apresenta outros problemas, irá arruinar a experiência do usuário.
Tudo isso irá culminar para que o seu site não posicione bem, já que irá frustrar os seus leitores.
4 – Utilização de palavras-chave
Em suma, as palavras-chaves nada mais são do que termos que o usuário usa ao fazer uma busca.
Dentro do SEO, é preciso fazer a aplicação correta dessas palavras-chaves, até para melhorar a escaneabilidade do conteúdo.
Inclusive, dentro desse espectro, você pode optar por usar palavras-chaves de cauda longa, por exemplo.
No entanto, é preciso tomar cuidado em relação à densidade da palavra-chave. Além de estar no corpo do conteúdo, ela deve estar presente no título, subtítulo, imagens etc.
5 – Design responsivo
Outro grande cuidado que você precisa ter é a respeito de ter um design que seja responsivo.
A cada dia que passa, as pessoas acessam a internet por diversos dispositivos, em especial os móveis.
Em vista disso, ter um design responsivo, que possa se enquadrar em todo tipo de tela, é fundamental.
O Google passa a considerar ainda melhor aqueles sites que conseguem ajustar o seu layout para vários dispositivos.
Assim, mantém a resolução da tela e oferece uma experiência de leitura e usabilidade muito superior.
6 – Relevância de backlinks
Receber ou comprar backlinks é uma outra estratégia de SEO que é capaz de melhorar o ranqueamento de um site.
Em suma, os backlinks nada mais são do que os links de outros sites que apontam para o seu.
Para o Google, essa é uma maneira de indicar que uma determinada página é referência no assunto.
Então, quanto maior a quantidade e qualidade de backlinks que você recebe, mais fácil será de ranquear.
7 – Tempo de permanência na página
O tempo que o usuário fica em seu site, navegando pelas páginas, também irá influenciar a posição da sua página.
Isso acontece porque, quanto maior o tempo que um leitor fica na sua página, significa que sua página é relevante e de qualidade, certo?
8 – Arquitetura do site
Sites que são mais bem organizados não apenas irão melhorar o seu ranqueamento, como também ajudarão o Google a identificar as páginas.
Por consequência, isso vai contribuir muito beneficamente para a experiência do usuário, já que vai se tornar mais fluido.